Educação Infantil
02 a 06 anos de idade
Objetivos:
-
Proporcionar atividades em que o pré-escolar amplie suas experiências e conhecimentos;
-
Oferecer um ambiente adequado a aprendizagem;
-
Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem das crianças garantindo oportunidades de competências básicas no domínio cognitivo e no domínio da sociabilidade;
-
Desenvolver a curiosidade da criança e sua rapidez de raciocínio;
-
Contribuir para que a interação da criança na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito;
-
Permitir a criança o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, pela interação com outras crianças e adultos;
-
Vivenciar situações que levam à compreensão dos direitos e deveres em relação aos companheiros e adultos;
-
Desenvolver a capacidade de expressão;
-
Desenvolver o raciocínio espacial;
-
Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico, das relação numéricas e das formas geométricas, levando à verbalização de conceitos básicos, através da experimentação concreta.
Campos de experiências:
-
O EU, O OUTRO E O NÓS - Este é o momento de interagir com colegas, professores e outros adultos. Conviver e descobrir!
-
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS - Com o corpo aprendemos a explorar o mundo, o espaço e os objetos. Este é o momento de se expressar, fazer gestos, alongamentos, fazer sons e mímicas.
-
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS - Esta é a hora de aprender com pintura, modelagem, colagem, fotografia, música, teatro, dança. Atividades com os colegas e individualmente.
-
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO - Por meio de conversas, histórias, poemas, parlendas e muitos textos, entraremos no universo da comunicação oral e escrita.
-
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES - Esta é a hora de conhecer diversos espaços como a rua, o bairro e a cidade, tempos como dia e noite; ontem e amanhã, a natureza, as plantas e os animais, os números, as formas.
EDUCAÇÃO INFANTIL 2 E 3 ANOS
Corpo, gestos e movimento
O eu, o outro e o nós
Traços, cores e formas
EDUCAÇÃO INFANTIL 4 E 5 ANOS
Predominância de Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos Campos de Experiências:
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Gêneros Textuais:
02 A 03 ANOS
Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, Fala, Pensamento e imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:
EXEMPLO: quadrinhas, trava-línguas, cantigas, parlendas, regras de brincadeiras.
04 A 05 ANOS
Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, fala, Pensamento e Imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:
EXEMPLO: poemas, listas, cartaz, receita, contos, texto informativo.